Abdon Marinho merece respeito

Tempos estranhos esses que estamos vivendo no Maranhão.

De repente uma opinião, uma análise ou mesmo uma crítica construtiva pode levar à fúria o establishment local onde passa-se desqualificar o crítico e não a crítica.

É lamentável, por exemplo, ver um quadro profissional, do quilate do advogado Abdon Marinho, um cidadão de primeira grandeza que há décadas tem compromisso com a ética, as boas práticas na administração pública, a política com P maiúsculo etc, ser alvo de mesquinharias e mesmo de preconceitos mais abjetos como, pasmem!, o de desdenharem da sua condição de deficiente físico.

Abdon Marinho não é ligado a esse ou aquele político. É, isso sim!, respeitado da direita à esquerda do espectro político-ideológico maranhense.

Nosso ‘aleijadinho’ não precisa bajular quem quer que seja, pelo contrario, sou testemunha de ver passar, pelo seu escritório, políticos e clientes do PMDB, passando pelo PSB, PDT e até do PCdoB. São vários parlamentares estaduais e federais, além de prefeitos que vão beber na fonte da sabedoria de Abdon.

Para quem não sabe, Abdon Marinho tem um blog onde expõe suas análises/opiniões sobre o direito, política, conjuntura, cotidiano etc.

Via de regra não costuma poupar ninguém, seja Lula, Sarney, Flávio Dino, Roberto Rocha, PT, PMDB e por aí vai, o que joga por terra qualquer maledicência daqueles que tentam rotá-lo disso ou daquilo, de que é ligado a esse ou aquele grupo político. Aliás, até hoje Abdon é filiado ao PSB, único partido o qual pertenceu em toda a sua vida, ainda que atualmente tenha mantido distância das querelas internas da legenda comportando-se muito mais como um mero observador ou conselheiro quando procurado para ajudar.

É justamente por esse seu perfil libertário, ou seja, de escrever sobre o que bem entender e sobre quem bem quiser, que esse meio que sósia de Renato Russo tem pagado o preço de ser atacado, a soldo, por patrulheiros de plantão.

Poderia passar o dia inteiro aqui escrevendo sobre os princípios e valores do cidadão Abdon Marinho, que certamente possui seus defeitos, mas nenhum deles suficiente para macular a grandeza desse excelente exemplar da espécie humana que desde jovem só tem se dedicado às coisas que dão sentido à vida.

Enfim, os candidatos a detratores de Abdon Marinho precisam entender que ele não é um advogado de casos, mas de causas, daí a sua inquietação com aquilo que considera errado – e quase sempre tem razão quanto ao que escreve.

Abdon Marinho merece o respeito dos maranhenses.

Pelos menos dos maranhenses de bem.

Por Robert Lobato

Deixe uma resposta