Abertura da IV Conferência Estadual de Igualdade Racial movimenta comunidade Afrodescendente  de todo Estado

A abertura da IV Conferência Estadual de Igualdade Racial que aconteceu nesta terça (17), foi uma das mais concorridas da história. A ausência, sem justificativa, do governador Flavio Dino, causou desconforto, visto que muitos comentavam que a falta dele se deu em virtude  da troca inexplicável feita na Secretaria Estadual da Mulher, onde a titular, professora Laurinda, que tinha apoio e a admiração de todas as comunidades e representantes presentes na conferência, foi exonerada para acomodar Terezinha Fernandes, em uma manobra de interesse meramente político. 


O governador foi representado na oportunidade pelo secretário estadual de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves que aproveitou sua fala para destacar e enfatizar ações, tidas como positivas, do governo estadual. Resta-nos aguardar a lupa para enxergar tantos avanços. Por fim, para finalizar a tarefa com chave de ouro,  decretou a abertura da Conferência exclamando enfática e pirotecnicamente “Em nome de Deus,  e do Governador Flavio Dino, declaro aberta a IV Conferência Estadual da Igualdade Racial “.


Vale destacar a presença da líder religiosa, irmã Venina, que fez um discurso focado e inteligente, do representante da CNPIR  Nuno Coelho, que mostrou muito conhecimento da causa,  da representante da Defensoria Pública, Dra. Rosicléia Costa, que destacou a importância do evento e da disposição da defensoria na luta, da secretária adjunta de Igualdade Racial, o deputado estadual, Cabo Campos, que destacou a necessidade de maior representatividade dos afrodescendentes na assembleia, Socorro Guterres, uma falta irreparável na mesa de abertura, e do secretário Gerson Pinheiro, que apesar do esforço, também limitou-se em afagos a um governo que não disse ainda a que veio na questão da igualdade racial, além de inúmeras lideranças comunitárias e religiosas e agentes públicos que se fizeram presentes. A coordenação está de parabéns pela organização. Logo após a cerimônia de abertura, foi dado início aos trabalhos , que se extenderão até o dia 19, quinta feira, com uma variada, extensa e interessante programação. Vale conferir.

Deixe uma resposta