Minas Gerais será sede de grande encontro de Comunidades Quilombolas

Um dos maiores eventos de comunidades remanescentes de quilombos do país acontece nesta semana. De quinta-feira (10) a domingo (13), será realizado o Canjerê – IV Encontro de Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais e I Festival Cultural dos Quilombos, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O encontro tem apoio da Fundação Cultural Palmares (FCP).

Erivaldo-Palmares

A abertura oficial ocorre às 19h de quinta, com a presença do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira. Na ocasião, ele entregará a certificação de auto-definição a quatro territórios: Giral, do município de Araçuai; Dos Nogueira, de Montes Claros; Quilombo, de Sabinópolis; e Virgolândia, de Águas Claras. O documento reconhece oficialmente estas populações e abre as portas para que elas tenham acesso às diversas políticas públicas.

Com entrada aberta ao público, a programação reúne uma série de atividades que envolvem empreendedorismo, gastronomia e cultura. Haverá apresentações de música, dança, teatro e poesia. Grupos culturais do Haiti também marcam presença na festa.

Outro destaque fica com oficinas dedicadas à qualificação do empreendedorismo e da gestão de negócios. As capacitações abordarão temas como produção e comercialização de produtos quilombolas, segurança alimentar, produção orgânica, fitoterapia, culinária, desenvolvimento de projetos culturais e regulação sanitária.

Os visitantes ainda terão oportunidade de conferir uma feira com dezenas de barracas oferecendo produtos dos quilombolas, como artesanato, comidas típicas, plantas medicinais e artigos agrícolas. Já as mesas redondas do Canjerê discutirão temas como território, meio ambiente, geração de renda, sustentabilidade, educação e estratégias para o empoderamento das mulheres quilombolas. Além de tudo isso, o evento apresentará mostra de fotos e de cinema quilombolas.

Fonte: Ascom FCP

Deixe uma resposta