Irmã da prefeita de Pastos Bons e do prefeito de Santa Rita, promove o terror e devastação em Comunidade Quilombola certificada pela Fundação Palmares.

Apenas pouco mais de um mês após a certificação da Comunidade Quilombola de Jacu, na cidade de Pastos Bons no Maranhão, ordenado pela Sra. Iris Gonçalo, irmã da prefeita da cidade, Iriane Gonçalo, homens, munidos de tratores, fizeram uma verdadeira devastação e promoveram o terror na comunidade, deixando de fora dessa ação criminosa, apenas as casas ali erguidas.

c16e4db2-d282-44f8-b2f3-b72edf868f3d

Segundo informações dos moradores, os homens disseram que estavam cumprindo ordens da nova proprietária das terras e que ali seria feito um grande projeto de monocultura de soja. As pessoas responsáveis pela Comunidade Quilombola procuraram a Fundação Cultural Palmares, no escritório regional em São Luís, onde fizeram a denúncia do acontecido, munidos de fotos e vídeos. A FCP, prontamente oficiou a Secretaria de Meio Ambiente daquele município para solicitar informações sobre o processo de licenciamento do referido projeto, tendo em vista que ali existem comunidades Quilombolas e não foram cumpridos as normas  que rege a instrução 169, da OIT, da qual o Brasil é signatário nem da portaria interministerial 60, do ministério do meio ambiente.

JACU2

Os acontecimentos   foram também informados e solicitado providências cabíveis, à Advocacia Geral da União – AGU, a Defensoria Pública da União e ao Ministério Público Federal , visto que trata-se de uma Comunidade Remanescente Quilombola devidamente certificada pela Fundação Cultural Palmares. Agora é aguardar o desdobramento.

 

Deixe uma resposta