Fundação Cultural Palmares certifica o maior Quilombo Urbano do Brasil no Maranhão

A Fundação Cultural palmares certificou  em concorrido evento, no Convento das Mercês  a Comunidade Quilombo da Liberdade: “O maior Quilombo Urbano do Brasil”, uma  conquista que contempla uma luta antiga e vitoriosa da comunidade.

Durante solenidade de Certificação do Quilombo Urbano “Comunidade Quilombo da Liberdade”, o deputado federal Hildo Rocha, grande incentivador desse pleito, enfatizou que a certificação é o desfecho vitorioso de uma luta antiga que atende aos anseios de mais de 23 mil famílias que residem no eixo Liberdade, Diamante, Camboa e Fé em Deus.

Liberdade, Diamante, a Camboa e a Fé em Deus formam o território do Quilombo Liberdade, e conforme cartografia, fruto de um trabalho criterioso da professora Ana valéria Lucena da UEMA,  é formado por famílias oriundas,em sua imensa maioria, da baixada maranhense. O Representante Regional da Fundação Cultural Palmares no Maranhão, Alan Ramalho, destaca que essa conquista abre um precedente muito positivo para que outras Comunidades Urbanas da grande São Luís busquem suas certificações e reconhecimento. “A participação e apoio do Deputado Hildo Rocha em Brasília foi fundamental para essa conquista e será, com certeza, importante nas implementações de políticas públicas fundamentais para a melhoraria da qualidade de vida dessa população. Tem toda nossa gratidão!” Disse Alan Ramalho.

Mesa

“O Quilombo da Liberdade é um dos mais antigos do Maranhão. Agora, essa comunidade está certificada, recebeu das nossas mãos a sua certificação outorgada pela Fundação Palmares”, destacou Hildo Rocha. O parlamentar lembrou que durante o período em que exerceu o Cargo de Secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano trabalhou em parceria com lideranças dos bairros incluídos na certificação feita pela Fundação Palmares.

“Por meio do Programa PAC/Rio Anil implantamos inúmeros benefícios nos bairros da Camboa, Liberdade e Fé em Deus. Fizemos obras de urbanização, construção de conjuntos residenciais e realizamos inúmeras ações sociais, com a ajuda de lideranças desses bairros. Agora, tenho a felicidade de participar da solenidade de certificação que servirá para facilitar a chegada de outros benefícios para esses bairros que doravante passam a ser considerados um só… Quilombo da Liberdade. E essa conquista, um anseio antigo das comunidades, finalmente se concretiza”, disse o deputado.

Maycon

Benefícios Ampliados
O reconhecimento de quilombo urbano dá direito ao território pleitear políticas públicas específicas junto ao Governo Federal para a população por meio do Programa Brasil Quilombola, que amplia os benefícios sociais do Cadunico. José Jorge Soares, Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, fez uma palestra destacando a importância da certificação e da autodefinição como Quilombola das famílias junto ao Cadunico, que trás, entre outras, a ventagem de inclusão automática no programa da Tarifa Social da Energia Elétrica/TSEE com o diferencial que por tratar-se de comunidade tradicional o desconto na tarifa de energia poderá chegar a 100%.

 

A entrega dos certificados aconteceu no Convento das Mercês, durante evento denominado “Palmares dá o Tom”, coordenado por Alan Ramalho, Representante Regional da Fundação Cultural Palmares/MA,  que responde pelos Estados do Maranhão, Pará, Piauí e Amapá. Além da certificação foram realizadas palestras sobre políticas públicas, programas sociais e direitos das Comunidades Quilombolas.

Completando a programação, houve apresentação do Bloco Afro Abiyêyé Maylô, do Quilombo Urbano da Liberdade e uma roda de tambor com os maiores mestres da Ilha. Na oportunidade o Superintendente do IPHAN, Maurício Itapary, parabenizou a Comunidade e destacou a grande conquista do Bumba Meu Boi do Maranhão, contemplado pela Unesco, com o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Madeira

Vale registrar a presença no evento, do Secretário de Igualdade Racial do Estado, Gerson Pinheiro, que fez um discurso receptivo e colocando a SEIR a disposição da Comunidade Quilombo Liberdade, do Procurador Federal Hilton Melo MPF /MA e Juiz Federal Carlos Madeira, que trouxeram de forma muito didática e pedagógica,  informações importantes sobre os direitos das Comunidades Quilombolas, com uma participação ativa da platéia presente, do Superintendente do INCRA, Orlando Bertrand, Marcone Veloso, Assessor da Casa Civil,  Dr. Cisne, Diretor da CONAB,  Alvaro Veloso, Superintendente da Secretaria do Trabalho, Neto de Azile da Casa do Tambor de Crioula,  das matrizes Africanas, Pai Airton e pai Wender, da Cultura Nicinha Durans e Nadir  e uma breve passagem pelo evento do deputado federal Bira do Pindaré, além de lideres comunitários e de movimentos e uma platéia composta por aproximadamente 250 pessoas da comunidade, enfim, um público a altura da importância do evento.

Galeria de Fotos

NadirNicinhaPai AirtonPai WenderSandraCCN


hildo certificandoneto de azili

UNEGROPUBLICO

rosário

Deixe uma resposta