Dicas: Como evitar o uso indevido da sua foto no WhatsApp

Todo mundo quer sair bem na foto de perfil do WhatsApp, mas é importante deixá-la visível apenas para os seus conhecidos. Sabe por quê?

Porque pessoas mal intencionadas estão usando a imagem de outras para tentar pedir dinheiro em nome delas. Mas, como evitar, então, que a sua foto de perfil seja usada em um golpe?

De olho em possíveis fraudes, o WhatsApp orienta que os usuários do app de mensagens restrinjam a exibição da sua imagem apenas aos seus contatos. Esse é um processo simples, mas que pode evitar o mau uso da sua foto.

Para permitir que apenas os seus contatos vejam a sua foto de perfil, basta seguir esse passo a passo:

1. Vá em Configurações > Conta > Privacidade > Foto de Perfil.

2. Quando chegar nessa área, selecione a opção “Meus Contatos”.

Assim, só as pessoas que você adicionar a sua lista de contatos poderão ver a sua imagem.

Reforce a segurança com outras precauções

Para deixar a sua conta ainda mais segura, tente adotar todas as medidas que o WhatsApp recomenda.

Você pode ativar a confirmação em duas etapas , por exemplo. Com essa medida, você ganha uma camada extra de proteção de contas, além da sua senha de acesso. Para adotar esse recurso, você deve abrir o WhatsApp e tocar em Configurações. A seguir, vá ao item Conta e clique em confirmação em duas etapas. Depois, é só pressionar em ativar e definir sua senha de 6 dígitos.

Além disso, jamais compartilhe suas senhas nem códigos de autenticação com outras pessoas. Os criminosos costumam usar essas senhas para roubar a sua conta de WhatsApp.

Outro cuidado importante é desconfiar sempre que algum número desconhecido entrar em contato com você. Os golpistas costumam fingir que são alguém conhecido para pedir depósito de dinheiro. Então, quando isso acontecer, verifique, por ligação telefônica ou chamada de vídeo, se foi mesmo seu conhecido quem entrou em contato.

Quanto mais atento você estiver, mais protegido estará de eventuais golpes.

Deixe uma resposta